A minha lista...

Hoje eu me sinto melhor. Os últimos dias foram difíceis. Minha crise de cefaléa tornou tuo um pouco mais difícil. Aqui, num suburbio afastado d São Paulo, as coisas parecem anda ainda mais lentas do que o normal. O que me consola é ouvir o Simone e seus relatos de encontros com familiares e amigos em Torino, Itália.


Pra mim tudo é um pouco mais triste por estar sozinho nessa cidade. Meus dois sobrinhos (que dividem a casa comigo) foram para o litoral, comemorar a passagem de ano com amigos e o restante da minha família (mãe, irmãos e irmãs) estão a milhares de kilometros de distancia. A outra parte da minha família está ainda mais longe, na europa. Meu amado Simo está tão longe que muitas vezes me sinto mal ao falar com ele ao telefone. Não que sua voz não seja um alívio para aquilo que sinto, a saudade imensa e amor represado. Mas por, nesses momentos, ser impossível esquecer o quão longe ele está de mim.

Mas mesmo assim eu não me sinto derrotado. Todas as vezes que conversamos eu sinto no Simone a mesma disposição para enfrentar as dificuldades que sempre tivemos. Isso me faz pensar que, cedo ou tarde, tudo irá se resolver.

É um pouco difícil fazer uma lista de desejos para o ano novo já que esse blog é, já por si só uma lista daquilo que quero mais. De qualquer maneira vou tentar:

- Desejo que o Simo esteja bem. Não só em relação a nós dois mas quanto a ele, como profissinal, cidadão, quando a sua saúde. Eu sei o quanto ele quer ser útil a comunidade e o quanto ele tem que sacrificar desse ideal por estar lutando por nós dois.

- Desejo estar ao lado do Simo. Olhar nos seus olhos, tocar suas mãos. Isso me deixaria realizado.

- Desejo ser digno e poder ganhar a minha vida ao lado do Simo com dignidade. Poder trabalhar regularmente e contribuir com a nossa família.

- Desejo um ano de tranquilidade para a minha mãe que tem que lutar a cada dia pela sobrevivência no ambiente pobre do Recife. Preciso ajudá-la. Preciso dar a ela uma velhice mais tranquila.

- Desejo que esse mundo ganhe olhos. Que as pessoas percam a miopia que permite que elas vejam apenas a si mesmas. Esse mundo tem que mudar. As pessoas tem que ver que vivem em uma comunidade. Que todas as vezes que elas escolhem as coisas pensando apenas em si mesmas estão piorando um pouco mais o mundo como um todo e que uma hora não poderão mais escolher coisas boas so para si porque não haverá mais coisas boas pra ninguém. 

- Desejo serenidade e coerência para os nossos governantes. Que eles percebam que são a voz do povo e que isso é uma missão sagrada e não um privilégio para ser usado para seus próprios propósitos cruéis. Que pessoas são mais complexas que simples números num gráfico. Que estrangeiros são gente também, exatamente como eles. Que o povo precisa ser protegido e não explorado. Que pessoas precisam de saúde, educação e respeito, não promessas vazias. Cada pessoa nesse nosso mundo merece um começo, meio e fim de suas vidas com dignidade.

- Desejo, finalmente, que eu seja uma pessoa melhor para dar as pessoas a minha volta o melhor que eu possa dar. Quero fazer o Simo uma pessoa feliz e ser feliz também. Quero ser uma ferramenta de transformação no nosso mundo e que outras pessoas também desejem isso para si mesmas.

Desejo mudança. Mudança para todos nós no novo ano.
É isso que eu desejo.

Share on:


0 commenti:

Posta un commento